O
Número-Primo é um número de construção.
Toda
vez que você vê um número, principalmente aqueles mais simples, os números naturais, você nem nota que entre eles tem uns
artistinhas que constroem aquela coleção inteira (do Conjunto dos
Números Naturais).
São
os Números-Primos.
Eis,
alguns .. .. 1 (que, tal que sim, tal que não, pode ou não ser
considerado na série infinita deles), o 2 (esse é o
“bendito-é-o-fruto”, o único número par no conjunto dos
números-primos), o 3 (esse é o número-primo exemplar, de fato, por
definição e também pela característica de sua forma – porque
quando feita com blocos, quando um número-primo é “figurado”
como uma forma, qualquer deles apresenta uma saliência, um avanço
ou uma fenda), e vem o 5, depois o 7, e o 11, etc; mas como você já
deve ter “sacado” não é porque são ímpares não.
O
15, por exemplo, é divisivel por 3 e pelo 5; e um número-primo só
divisível por ele próprio e pela unidade (que, na verdade, na
prática, nem divisível, mesmo, ele é).
Conceitualmente
esses números são um bocado importantes porque a característica
deles é propiciar uma construção (dos próprios números); porque
são peças, bloquinhos. Isso mesmo; cada um deles faz o contorno de
uma forma que é tão definidinha como uma “impressão digital”
numérica, e mais até, coisas assim lá pra aqueles assuntos de
“genes”, energia-pura, etc. Eles são “folgados” , esses
numerozinhos, mas alguns são grandões, e bota grandão nisso, meio
assim tipo comparando .. a Terra com uma estrelaça lá das quantas
grandezas das galáxias.
Pois
é isso.
Para
“brincar” (mesmo que você já seja adulto, não fique com
vergonha não) desenhe figuras, formas, com bloquinhos do tipo metade
de um quadrado, do jeito de um triangulozinho (tipo
iso-ângulo-retângulo .. eita, nomezinho! Saber matemática tem de
saber também português pra carimba; não vai pensando que é
'fácinho” assim não, é treco pra gurizada “irada”).
Esse
triângulozinho inicial é como se fosse o “ 1 ”; a
primeira pecinha. Você vai notar que NUNCA um número-primo fecha,
forma, uma figura regular, os cantinhos todos fechadinhos, um
polígono todo certinho, com lados retos; sempre vai faltar ou sobrar
“espaço”, vaga para completar um lado.
Esse
divertimento bem sem-compromisso, bem leve, já dá uns “cliquinhos”
na nossa mentalidade, a gente já começa a perceber que coisas tão
mínimas e simples levam-nos a fazer coisas espetaculares, e resolver
coisas que a gente depois nem podia imaginar.
Isso
porque o Número-Primo é a essência, o fundamento da Fatoração,
que é imprescindível em vááárias matérias, séries, e
graduações de / em Matemática.
Nessa
“ensinação” de hoje em dia aí, os professores nem se tocam
direito de ressaltar a importância do número-primo nos estudos; que
aparece na hora do saber da escola se apresentar, nos concursos, nas
pesquisas, se o estudante chegou lá nas “grimpas”, na “chefia”,
e os cambal.
O
negócio é “Fodástico” mesmo, isso aí de Número-Primo.
Engraçado
é que nem consta no currículo, lá entre os termos, aquelas
nomeações todas lá daqueles “programas”, “manuais”, que o
professor pega pra ensinar; isso fica lá 'embutido' no meio daquela
embrulhada toda que têm de passar correndo pra você saber logo, que
você não tem nem tempo de respirar. É meio endoidado o troço;
essas aulas dessas daí, que a gente tem de aguentar hoje.
Tá,
tá, tá .. já falamos à pampa, vamos então à um link, pra ver
isso bonito:
Dá
uma olhadinha nesse seguinte também .. ô preguiça, pelo menos pra
o que é útil, no futuro pode vir a se tornar uma “grana” de um
emprego legal, fora aquele assunto pra “impressionar” a menina, o
menino, tirando uma uma de que “sabe” muuiiitto, sabe como é a
galera não refresca mesmo; na hora da “paquera” é uma, pelo
menos não tá metendo um monte de “caÔ”; pelo menos alguma
coisa “boa” você tem na cabeça, pode não ser muito, mas já dá
pro lanche; e a “bitoca” depois.
http://clubenatureza-gleam.blogspot.com.br/2011/08/simplicidade-que-envolve-o-numero-primo.html
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